terça-feira, julho 16, 2024

05 de Julho Dia Mundial da Capoeira

Uma arte marcial brasileira e integrante da cultura nacional, comemora hoje, 5 de julho sua data. O Dia Mundial da Capoeira homenageia a prática que engloba dança, esporte, luta e música, tendo sido originária dos escravos em uma busca de defesa.
A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
O que é capoeira?
A capoeira é um dos elementos da cultura do Nordeste introduzidos pelos povos negros escravizados. Trata-se de uma dança e luta ritmada, cujo os movimentos realizados durante uma roda são acompanhados pelo som do berimbau, cantos e palmas. Essa expressão cultural é preservada e perpassada através dos mestres de capoeira.
Qual a origem da Capoeira?
A capoeira tem origem no período de escravidão no Brasil. Os negros trabalhavam nas fazendas de engenho onde eram submetidos a condições desumanas, trabalho forçado e diversas agressões por parte dos donos.
Com o objetivo de enfrentar os senhores e conseguir a tão sonhada liberdade, os negros usavam a prática para lutar contra eles, sem o uso de armas. A população negra começou a desenvolver golpes e agilidade corporal que a partir daí iniciaria a prática da capoeira.
Qual a origem do dia do capoeirista?
A escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista decorre da Lei nº 4.649, de 7 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. No entanto, em nível nacional, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista no Brasil.
Eventos de capoeira nacional e internacional, além de fomentar o turismo, a culinária, o artesão, as empresas de confecção, entre outros, também estabelecem para quem frequenta a arte de forma direta e indireta, a potência que tem um saber cultural disseminado por meio dos diversos profissionais de capoeira.
Povo News – Imagem de divulgação

recentes