Na manhã deste domingo, 2 de julho, dia da Independência da Bahia, foi um dia de festa, alegria e orações, em Ipirá (BA). A igreja Matriz Nossa Senhora Santana, considerada como cartão postal da cidade, foi reaberta ao público.

A missa de reinauguração, conduzida pelo Bispo Don André Withe, Padres Gabriel Burani e Geoval Araujo Rios, e o Diácono Genival Araújo, aconteceu a partir das 9 horas.

A igreja, considerada grande e ampla para Ipirá, ficou pequena neste dia de festa, o templo ficou lotado, muitas pessoas ficaram do lado de fora, sem condições de adentrar a estrutura, hora entregue ao público.

Integrando o grande público presente, se encontravam diversos políticos, dentre eles o Prefeito Marcelo Brandão, juntamente com a primeira dama Andreia Martins, que sentou-se logo na primeira fila, e acompanhou todo o ritual religioso.

Após a celebração de reinauguração, em frente à igreja, houve Bingo, com sorteios de animais, para arrecadar fundos, necessários a complementação das verbas para o pagamento das obras hora inaugurada.

Necessidade da Reforma

Em julho de 2016, a direção da igreja, depois de amplo levantamento, descobriu que o templo que já tem mais de dois séculos de existência (desde o início de sua primeira estrutura), se encontrava em precárias condições, tendo que ser interditada ao público. O prédio precisava passar por total reforma, desde o telhado, forros e paredes, passando também pela parte hidráulica, elétrica, reconstrução do altar e pintura.

A obra, que em sua ampla reforma, precisava em torno de meio milhão de reais para se concretizar foi abraçada pela direção da igreja local, tendo o apoio de muitas pessoas da comunidade, dentre elas empresários e a prefeitura da cidade (que ajudou em todo o equipamento e projeto sonoro da igreja). Assim, a união, igreja e comunidade, tornou realidade a reestruturação do templo religioso, que no início parecia bastante difícil de se concretizar.

Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br