Em sessões ordinárias realizadas nesta quarta-feira (06), os conselheiros que compõem a 1ª e a 2ª Câmaras de julgamento do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia) analisaram e consideraram regulares, as contas de mais 17 Câmaras de Vereadores de municípios baianos. Todas são relativas ao exercício de 2022.
No período da tarde a 1ª Câmara analisou apenas as contas da Câmara de Baixa Grande, sob a administração do vereador Hélio Gonçalves de Araújo Júnior, foram consideradas regulares na íntegra.
Em Baixa Grande, a última conta da Câmara foi aprovada sem ressalva em 2001 na gestão do então presidente, Wilobaldo São Leão Carvalho. A aprovação das contas de 2022, de responsabilidade do vereador Hélio Gonçalves (Bengo), quebrou o ritmo de 21 anos atrás.
As contas das Câmara e Prefeituras são votadas pelo TCM desde 1990. Ao longo destes 32 anos, as contas da Câmara de Baixa Grande tiveram 6 aprovadas sem ressalvas e as demais aprovadas com ressalvas, sendo que alguma delas foram aplicadas multas aos gestores.
Com informações e fotos de Ediomário Catureba