Como ocorre tradicionalmente, profissionais da comunicação de Feira de Santana e convidados abrem os festejos da Micareta 2024, antecipando a folia na véspera da data oficial da festa. Nesta quarta-feira (17), o irreverente bloco Zero Hora desfilou pela Avenida Getúlio Vargas ao som das tradicionais fanfarras e teve como tema o combate às fakes news.
A concentração aconteceu no antigo Ponto do Zequinha, situado no cruzamento entre a Rua Juraci Magalhães e a Avenida Getúlio Vargas. Quem estava no bloco pelo segundo ano consecutivo desde que assumiu o cargo, foi o governador Jerônimo Rodrigues.
Em entrevista coletiva, ele ressaltou que já participava do bloco antes de se tornar o gestor do estado e destacou que a parte que compete ao seu governo para a realização da Micareta já está pronta. Ao lado do governador, estavam o prefeito Colbert Martins e o deputado federal, pré-candidato a prefeito, Zé Neto, além do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.
Ao portal Acorda Cidade, Bruno Monteiro destacou as ações do governo do estado para garantir a realização da festa com segurança e valorização da cultura local.
“O Governo do Estado chega com muita força, com várias áreas do governo aqui, para garantir que essa festa aconteça com toda segurança, com toda tranquilidade, valorizando a diversidade cultural, especialmente da cultura de Feira de Santana. Nós fizemos essa opção de valorização da cultura local, porque os artistas da terra de Feira de Santana querem e merecem ser protagonistas desta festa, que é a maior micareta do Brasil, uma das mais importantes, e que ajuda num processo que nós temos investido muito, com investimentos que não são só na micareta, mas que são ao longo de todo o ano, para firmar Feira cada vez mais como um polo cultural, como um polo de desenvolvimento da economia criativa, e nós teremos isso ainda mais quando nós tivermos o Centro de Convenções e o novo teatro da cidade inaugurados, que o governo do Estado está investindo”, declarou o secretário ao Acorda Cidade.
Ele destacou que a micareta é uma oportunidade de trabalho para muitas pessoas, de distribuição de renda, de inclusão.
O delegado Yves Correia, coordenador regional de Polícia Civil, estava no local acompanhado por outros delegados e policiais civis. Ele mencionou os preparativos de segurança para a Micareta 2024. Ele destacou a presença de patrulhas da PM e equipes da Polícia Civil, incluindo o CAC, Deic, Silc e plantão, prontas para atuar nas ruas e no circuito da festa. A ênfase está na garantia da segurança para que moradores, turistas e visitantes possam aproveitar a Micareta em paz e tranquilidade.
O Coronel PM Lopes, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), destacou em entrevista ao Acorda Cidade, que a Polícia Militar já está atuando com todo o efetivo no circuito da Micareta. Ele informou que a PM já está atuando em esquema de micareta há uma semana, e que a tropa vem trabalhando com eficiência, registrando zero ocorrências. Só para o bloco Zero Hora foram disponibilizadas 50 patrulhas com o objetivo de manter a segurança e prevenir incidentes. Postos de observação foram instalados ao longo do circuito para garantir a tranquilidade em Feira de Santana durante a festa.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade