O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), esteve em Feira de Santana neste sábado (24) para participar do evento da União Agro Bahia (Unagro), que debateu sobre o agronegócio. Na oportunidade, Caiado falou sobre ações desenvolvidas em seu governo e também sobre seu futuro na política. Questionado pelo repórter Ed Santos do Acorda Cidade se está em busca de apoio e se pretende se candidatar para a presidência da república nas eleições de 2026, ele não fugiu da resposta.
“Pode ter certeza que sim, eu não sou homem de esconder o que penso. Já fui deputado, já fui senador, já fui governador do estado e pretendo disputar a eleição para presidência da república em 2026. O Brasil precisa ser competitivo”, respondeu.
Caiado também falou sobre sua relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro e sobre possíveis alianças futuras. Ele disse que conversa com frequência com Bolsonaro e avaliou que o ex-presidente não perdeu força política. Segundo o governador de Goiás, Bolsonaro ainda lidera pesquisas de preferência de votos.
“Eu tenho 40 anos de luta e nunca me mudei de lado. A gente tem que ter querência na vida e ter preparo para governar. A gente tem que ter um objetivo só na vida, que é trabalhar, é difícil prever o que vai acontecer daqui a dois anos. Eu não estou na tese do achismo, assumi o governo de Goiás e fiz o que a população deseja. Não é prometer, é falar o que deseja e eu vou trabalhar para chegar numa disputa competitiva em 2026”, disse.
Gestão no estado de Goiás
Sobre sua gestão como governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou as melhorias feitas. Segundo ele, vários setores do estado cresceram desde que assumiu a gestão, o tornando o governador mais bem avaliado do Brasil.
“O segredo é ter respeito com o dinheiro público, trabalhar o tempo todo. Hoje Goiás é o primeiro lugar no Ideb, na segurança pública, primeiro lugar nos programas sociais, tem o menor número de pessoas em extrema pobreza. Em cinco anos e meio, Goiás é referência, é o estado mais digitalizado do Brasil. Tudo isso é o desenvolvimento quando o governo está empenhado no que a sociedade deseja”, afirmou.
Ele também falou sobre as melhorias implementadas no setor do agronegócio e afirma que investiu em profissionalização, tecnologia e infraestrutura para gerar melhorias para o setor no estado.
“Muitos não tinham internet, não tinham profissionalização, não tinham estradas. Levamos internet, irrigação, estradas e hoje temos produtores rurais assinando contratos, produzindo cervejas, com apoio e assistência técnica. Isso mostra que as pessoas têm que ter viés de qualidade de vida e não ideológico”, avaliou.
Avaliação governo Lula
Caiado ainda fez uma análise do atual governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Ele afirma que Lula perdeu a vontade de governar e por isso não estão ocorrendo melhorias em seu governo.
“Não se vê nada andar. São somente promessas, programas antigos, com infraestrutura carente. Até hoje ele não conseguiu enfrentar a criminalidade no Brasil, por exemplo, e isso mostra que o país está perdendo a oportunidade de crescer, ele não tem nenhum projeto. O que se fez até o momento em relação a segurança pública? As facções estão tomando conta”, avaliou, acrescentando que o estado da Bahia também precisa corrigir os pontos para melhorar a segurança pública.
Relação com Feira de Santana
evento debate conquistas e desafios do agronegócio
Ronaldo Caiado é casado com a feirens Gracinha Caiado. Ele agradeceu a oportunidade de estar em Feira de Santana para participar desse evento, ao lado da esposa, e recordou de quando a conheceu.
“Em 1986 estive aqui em Feira e conheci minha esposa, me apaixonei por essa baiana. Hoje temos filhas e minha ligação é muito forte com essa cidade. Estamos muito felizes por estarmos aqui hoje”, afirmou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade