domingo, setembro 22, 2024

Com 20 atendimentos em dois dias, módulo assistencial encerra trabalhos no Canta Bahia, em Feira de Santana

A segunda noite do festival gospel Canta Bahia, em Feira de Santana, neste sábado (21), seguiu com muita paz, solidariedade e boa música para os milhares de espectadores que foram até arena montada num espaço ao lado do Boulevard Shopping, na Av. João Durval Carneiro. Foi o último dia do evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), com apoio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), e que reuniu grandes nomes da música evangélica em shows gratuitos.
Nos dois dias de evento, o módulo assistencial instalado pela Sesab atendeu 20 pacientes, com apenas uma remoção sendo necessária. Uma espectadora com suspeita de fratura no pé precisou ser encaminhada para o Hospital Clériston Andrade para a realização de exames diagnósticos no membro. Todos os outros 19 pacientes foram liberados no mesmo dia. A maior parte dos atendimentos foi por cefaléia, seguida por crise de ansiedade e tontura.
“O público teve um ótimo comportamento, se cuidou, e só tivemos atendimentos pontuais, ainda bem. Ao mesmo tempo, mostramos o porquê de termos essa estrutura de qualidade e pronta para uma remoção em casa de acidentes inesperados, como foi o caso da paciente com suspeita de fratura. A saúde é democrática e para todos, e cumprimos nosso papel dando assistência ao público do Canta Bahia”, analisou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Montada para prestar atendimento imediato a eventuais intercorrências de saúde durante o Canta Bahia, a estrutura da Sesab contou com sete leitos, sendo dois com poltronas e cinco com macas, uma delas destinada à Sala Vermelha para casos críticos. Uma ambulância padrão UTI móvel, equipada para suporte avançado de vida, ainda ficou à disposição do público.
A equipe foi formada por 8 profissionais assistenciais, incluindo médicos, enfermeiro, técnicos, assistente social e condutor da ambulância, além de um profissional administrativo para suporte logístico e um engenheiro clínico para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos.
“Nossas equipes já têm a experiência de atender à população baiana e nossos visitantess em grandes eventos, como o Canta Bahia, o Carnaval e o São João. O público pode curtir com tranquilidade porque sabe que, se precisar, o Governo da Bahia garante o atendimento e o suporte de saúde”, assegura a secretária.
Bahia Sem Fome
Espaço de louvor, mas também de solidariedade, o Canta Bahia contou ainda com um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão revertidos para o Bahia Sem Fome, programa do governo estadual cuja meta principal é assegurar alimentação de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, nos dois dias de evento, mais de 3,5 toneladas de alimentos foram arrecadados.
Ascom Saúde

recentes