A Lavagem do Bonfim, uma das festividades mais tradicionais da Bahia, será realizada em 16 de janeiro de 2025. A data marca os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim ao Brasil. O tema deste ano será “Encharque o Coração de Esperança”, uma referência ao Ano Jubilar de Esperança, instituído pelo Papa Francisco.
As informações foram divulgadas em coletiva pelo reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes, na última quarta-feira (30). Durante o evento, foi apresentada também a nova marca do santuário.
“Começaremos com a Semana do Pobre de 17 a 22 de novembro; a Festa de Nossa Senhora da Guia, de 28 de novembro a 01 de dezembro; a Sexta-feira da Gratidão em 27 de dezembro e a Sexta-feira da Proteção em 03 de janeiro de 2025 – provavelmente serão celebradas 15 Missas em ambos os dias – e a novena e festa do Senhor do Bonfim que será entre os dias 09 e 19 de janeiro, com a Lavagem de Corpo e Alma no dia 16 de janeiro de 2025”, destacou padre Edson.
A novena do Senhor do Bonfim acontecerá entre 9 e 19 de janeiro, sempre às 19h. Segundo padre Edson, a data da Lavagem é definida pelo segundo domingo após o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Em 2025, a festa do Senhor do Bonfim será celebrada no dia 19 de janeiro, com a Lavagem ocorrendo na quinta-feira anterior, dia 16.
Bahia Notícias – Foto: Jefferson Peixoto / Ag Haack / Bahia Notícias