sábado, novembro 23, 2024

Lula se diz pronto para enfrentar direita, mas não confirma reeleição

O presidente Lula (PT) disse que só pensará nas próximas eleições no ano do pleito e evitou confirmar se disputará a reeleição. Em entrevista à CNN Internacional, o petista também afirmou que estará preparado para enfrentar a “extrema-direita”, caso seja necessário.

“Eu tenho um compromisso de entregar o país com uma economia equilibrada e menos desemprego. 2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam, e eu vou discutir isso [reeleição] com muita sobriedade e seriedade”, iniciou o mandatário, durante o bate-papo gravado, exibido nesta sexta-feira, 8.

“Se chegar na hora e os partidos entenderem que não há outro candidato para enfrentar uma pessoa de extrema-direita – que seja negacionista, que não acredita na medicina e na ciência -, obviamente, estarei pronto para enfrentar”, emendou.

Lula, contudo, declarou que “espera que não seja necessário” a sua recondução ao posto e defendeu a “renovação” na política do país. Ele ainda ressaltou que a governança não deve ser como um esporte, fazendo uma alusão à juventude.

“Governar não é como praticar esportes. Não é o problema da juventude que vai resolver os problemas da governança. O que vai resolver o problema da governança é a competência do governante, o compromisso, a cabeça, a saúde [do governante]”, disse.

Hoje, aos 79 anos, o presidente disse que não considera que a idade seja um empecilho para continuar governando. Caso dispute e vença a eleição em 2026, ele terminará o novo mandato em 2030, com 85 anos.

A Tarde – Foto: Ricardo Stuckert | PR

recentes