segunda-feira, janeiro 20, 2025

Operação Overclean: Justiça manda relatoria da ação para Flávio Dino

A Justiça Federal na Bahia pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro Flávio Dino assuma a relatoria da Operação Overclean, que investiga esquema de desvio milionário de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. A decisão, que atende a pedido da Polícia Federal (PF), está agora nas mãos do ministro Kassio Nunes Marques, sorteado inicialmente como relator, que decidirá sobre a distribuição. A informação é do site Metrópoles.

De acordo com a publicação, a decisão atende a um pedido da Polícia Federal (PF). Inicialmente, a relatoria do caso estava sob a responsabilidade do ministro Kassio Nunes Marques, sorteado inicialmente como relator. Agora, o magistrado vai decidir se segue como relator ou se vai transferir para Dino.

A PF defende que o pedido de redistribuição acontece pela ligação com inquéritos já sob responsabilidade de Dino, que investigam um suposto uso indevido de emendas parlamentares. O ministro do STF já chegou a suspender o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas, por conta de suspeitas de irregularidades.

A Operação Overclean investiga fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de engenharia, com movimentações suspeitas que chegam a R$ 1,4 bilhão.

Na decisão sobre as emendas, Dino cita o episódio em que Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União Brasi), jogou uma sacola de dinheiro pela janela durante a primeira fase da Overclean, realizada na cidade de Campo Formoso, interior da Bahia.

BNews – Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF / Divulgação

recentes