Com objetivo da valorização o resgate do Samba Raiz em Baixa Grande, o professor Washington Filho, conhecido popularmente por Washingtinho, juntamente com um grupo de sambadores, promoveu na noite desta sexta-feira (31), o evento denominado de “Projeto Samba na Praça”, na Praça manoel Ribeiro Soares em frente a Igreja Matriz.
Reportagem em Vídeo
O Projeto, é mais uma ação com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc. Washington conta que muitos dos sambadores de Baixa Grande, estão na terceira idade, o que motivou ele e demais outros jovens e crianças a tornarem sambabores, afim de manter o samba de roda por mais várias gerações.
Cosme de Oliveira de 80 anos e apaixonado pelo samba, comentou que começou a sambar com 11 anos de idade. Considerando a qualidade e alegria da musicalidade do samba raiz, ele viaja longe em busca de um bom samba.
Por outro lado, Alexandre de Oliveira, hoje com 9 anos de idade, aprendeu a sambar desde os 3 anos, quando seu pai o levava ao samba. “Eu acho bom o samba, se anima mais” disse.
Além dos sambadores, as mulheres também levam uma alegria a mais ao samba. A aposentada Aida dos Santos, desejou ver em todos os finais de semana o samba na Praça de Baixa Grande “Nossa cultura não pode acabar, era maior alegria, quando a gente participava do samba” disse ela.
Usando o exemplo de Ipirá, cidade vizinha que realiza semanalmente o Samba na Praça, Washingtinho prometeu buscar meio de manter esta tradição também em Baixa Grande. Já passava da meia noite quando os sambadores decidiram encerrar o evento.
Por: Ediomário Catureba