sábado, abril 19, 2025

Pela 1ª vez, Papa não participa de Paixão do Senhor, mas critica ‘economia que descarta’

Ainda recluso na maior parte do tempo depois de ficar internado por quase 40 dias devido a uma pneumonia, o Papa Francisco não participou da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro nesta sexta-feira, 18/4. Essa foi a primeira vez que ele esteve ausente do evento desde o início de seu pontificado.

O evento marca uma das datas mais importantes do calendário cristão, pois simboliza a crucificação e a morte de Jesus Cristo. Ele ocorre sempre na sexta-feira anterior à Páscoa, conhecida como Sexta-Feira Santa.

Esta é a primeira vez desde o início do pontificado, em 2013, que o Papa não conduzirá as celebrações da Semana Santa — o período mais sagrado do catolicismo. Quem conduziu a cerimônia foi o cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais. No entanto, havia expectativa de que o pontífice fizesse pelo menos uma breve aparição.

Entre os presentes ao evento desta sexta-feira estava o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, um católico que já havia entrado em conflito com o Papa Francisco devido a divergências sobre as políticas de imigração do governo Trump.

Vance, que está visitando a Itália com a família durante o fim de semana da Páscoa, foi visto chegando ao evento acompanhado da esposa, Usha, e dos três filhos pequenos. Registros mostram ele na celebração católica.

recentes