terça-feira, abril 22, 2025

Com gol de pênalti nos acréscimos Bahia vence a primeira no Brasileiro

O Bahia venceu o Ceará por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, nesta segunda-feira, 21/4, no jogo que encerrou a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Everton Ribeiro, de pênalti quando o cronômetro marcava 60 minutos.

Com o resultado, o Esquadrão deu fim ao jejum de 4 jogos sem vencer no Brasileiro e chegou a 6 pontos, escapando da zona de rebaixamento. Por outro lado, o time cearense fica com sete pontos.

O Tricolor de Aço ainda permanece em Salvador, enquanto se prepara para receber o Atlético Nacional, da Colômbia, pela terceira rodada da Fase de Grupos da Libertadores. A bola vai rolar dia 24/4, às 21h (de Brasília), novamente na Fonte Nova. A equipe baiana é a segunda colocada do Grupo F com quatro pontos na tabela.

O duelo começou bastante truncado, mas foi o Bahia quem chegou com perigo pela primeira vez. Iago Borduchi recebeu na ponta esquerda, disparou dentro da área e chutou cruzado, mas a bola foi para fora aos seis minutos.

Aos 11 minutos, Fabiano Rabiscou pela direita e cruzou dentro da área tricolor, Pedro Raul escorou de cabeça e Aylon cabeceou para Marcos Felipe voar e impedir o gol do Vozão.

A defesa do Bahia bobeou na saída de bola e Pedro Raul recuperou para sair arrancando e disparar pela direita aos 27 minutos. Aos “trancos e barrancos” com a marcação tricolor, o camisa 9 ficou com a sobra da bola e mandou direto no gol de Marcos Felipe, mas a bola foi para a rede pelo lado de fora.

No minuto 46, o Esquadrão chegou forte pela esquerda. A bola foi cruzada para a área, passou por Lucho e Cauly chegou livre para bater, mas pegou mal na bola e mandou por cima do gol.

A segunda etapa começou no ritmo da primeira. Mesmo com a entrada de Erick Pulga no início, o Esquadrão não soube ser criativo e encontrou muitas dificuldades para escapar da defesa do Ceará enquanto gritos de uma torcida inquieta ecoavam na Fonte Nova. No entanto, o primeiro lance de “perigo” veio com o Bahia. Erick Pulga foi acionado na esquerda, disparou dentro da área e chutou fraco no canto esquerdo de Fernando Miguel aos 17 minutos.

Aos 29 minutos, Pulga tabelou com Cauly, que devolveu de letra para o camisa 16 arrancar pela esquerda e servir Luciano Juba, que girou e bateu para fora do gol de Fernando Miguel.

Aos 41 minutos, Everton Ribeiro cruzou na medida para Ruan Pablo, que cabeceou forte e exigiu uma defesaça de Fernando Miguel. A bola quase chegou a entrar no gol, mas o arqueiro do Ceará rapidamente recuperou.

Matheus Araújo recebeu lançamento livre dentro da área, perdeu o tempo da bola, mas conseguiu finalizar com muito perigo para grande defesa de Marcos Felipe aos 46 minutos.

E finalmente depois do juiz assinalar pênalti com revisão do VAR, Everton Ribeiro marcou o da vitória tricolor nos acréscimos.

recentes