A secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, destacou a importância da presença estudantil. “Aqui é mais que um espaço de celebração da leitura. E é uma alegria estar aqui, nessa feira literária, que é uma potência nesse território. Sabemos da importância da política do livro e da leitura e é isso que estamos mostrando para os estudantes da rede”.
Durante o primeiro dia da feira, os estudantes encantaram o público com apresentações artísticas, exposições culturais e declamação de poesias. Além disso, promoveram palestras sobre clubes de leitura e exibiram projetos educacionais nos estandes organizados pelo Território de Identidade da Bacia do Jacuípe (NTE 15) da região.
O estudante Rafael Mendes, 17 anos, 3° ano, do Colégio Estadual de Tempo Integral Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, declamou a poesia autoral “Banquete” e foi parabenizado pelo público. “Participar desse evento é muito gratificante, porque mostra que a escola vai além das aulas tradicionais. A cultura também faz parte do nosso aprendizado e ver tantos estudantes engajados é inspirador. A poesia que apresentei é muito especial para mim e trazê-la para a feira foi como dar voz ao que sinto”.
Além das atividades literárias, os alunos também puderam apreciar uma diversidade de manifestações culturais concentradas no espaço do evento. Exposições fotográficas, apresentações artísticas e shows musicais integraram a programação.
Como parte da programação da noite, o Coral Jovem do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe III – Edna Daltro se apresentou no palco principal com um repertório emocionante e vibrante.