domingo, julho 13, 2025

Morre goleiro conhecido por defender pênalti de Pelé

Morreu, na madrugada deste sábado, 12/7, o ex-goleiro Sebastião Luiz Lourenço, 84, reconhecido por defender um pênalti do Rei Pelé, defesa histórica realizada em maio de 1971, época em que o então arqueiro atuava com a camisa do São Bento, de Sorocaba (SP). Lourenço estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí (SP), em meio a um tratamento de um câncer de próstata que se espalhou por todo o corpo. Recentemente, o ex-jogador também havia sido diagnosticado com pneumonia, que agravou seu quadro clínico.

Natural de Jacarezinho (PR), ele deixou três filhos, cinco netos e cinco bisnetos. O velório de Lourenço aconteceu no início da tarde deste sábado no Memorial Parque da Paz, em Jundiaí.

Clubes pelos quais Lourenço atuou prestaram homenagens aos ex-jogador nas redes sociais, como é o caso do São Bento e do Paulista de Jundiaí.

No Galo, o arqueiro atuou entre 1965 e 1966, com 27 partidas — 12 vitórias, seis empates e nove derrotas. Em 2022, o clube homenageou o ex-goleiro, festejando sua carreira.

O São Bento, clube com o qual Lourenço defendeu o pênalti de Pelé, também homenageou o veterano: “Seu Lourenço foi nosso guarda-metas entre os anos 60 e 70, ficando eternizado nos registros históricos de nosso clube após defender um pênalti batido por Pelé (que perdeu apenas três pênaltis em toda a carreira… sendo esse, um deles)”, escreveu a equipe de Sorocaba.

O lance histórico aconteceu em uma partida entre Santos e São Bento, pelo Campeonato Paulista, em 12 de maio de 1971 — um ano após o tri da Seleção Brasileira e dois após o milésimo gol do Rei.

Fonte: Terra – Foto: Redes Sociais

recentes