quinta-feira, julho 17, 2025

Sul-Americana: Bahia fica no empate com o América de Cali

Nenhum jogo do América de Cali termina em placar diferente de empate desde o início de abril – e o Bahia não conseguiu vencer a estatística. Em um jogo travado na Arena Fonte Nova, o Tricolor ficou no 0 a 0 com o clube colombiano, deixando a decisão dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana para o jogo de volta na próxima terça-feira, 22/7, no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali.

Agora, a missão do Bahia é mais complicada. Se nem a energia da estreia em uma nova competição na temporada levou o Esquadrão ao triunfo dentro de casa, as forças do Superman precisarão seguir com o Tricolor até a Colômbia, se quiser encontrar o Fluminense recém-chegado das semifinais do Mundial de Clubes contra o campeão Chelsea nas oitavas de final da Sula.

Em campo, a regra era clara – o América de Cali mal tentaria marcar gol, mas também jamais deixaria o Bahia marcar. Com a posse de bola sempre a favor do Esquadrão, a zaga dos colombianos segurou um Bahia pouco efetivo, criando jogadas sem conseguir chances reais de converter nenhuma delas.

O jogo

Bahia em campo, bola rolando e a Fonte Nova gritando o clássico “vamos Bahêa, nessa noite nós temos que ganhar”, marcando o peso que a ida dos playoffs tem para o Tricolor. Em casa e com adversário inédito, o Esquadrão não demorou a mostrar que o jogo seria travado – desde os primeiros minutos.

Com apenas três minutos de bola rolando, a partida foi paralisada pela primeira vez, com o VAR sinalizando penalidade favorecendo a equipe tricolor. O árbitro Andrés Matonte foi à telinha analisar o lance em que a bola teria batido no braço de Castillo dentro da área, mas decidiu não marcar pênalti e deu escanteio para o Bahia.

Se no lance do VAR a disputa de bola havia sido entre Juba e Castillo, não demorou até que Pulga também desafiasse o lateral, em uma disputa intensa na grande área. Com algumas ofensivas tricolores tiradas com sucesso pela zaga da equipe colombiana, a primeira chance mais clara chegou pelos pés de Nestor, batendo pela direita da área na defesa tranquila de Soto.

A partir de então, começou a dança que desenha os clássicos empates do América de Cali. O time colombiano não avançava muito para fazer gol, mas também não permitia de jeito nenhum que o Bahia fizesse. Com uma zaga tiradora de bolas, e um Castillo que não desistia, o jogo do América ficou pelo meio de campo, e o Esquadrão se viu desafiado a avançar.

Ficha Técnica

Bahia 0 x 0 América de Cali – Ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana

Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Rodrigo Nestor (Kayky), Michel Araujo e Cauly (Ademir); Erick Pulga (Tiago) e Lucho Rodríguez (Everton Ribeiro). Técnico: Rogério Ceni.

América de Cali: Jorge Soto; Mateo Castillo (Bocanegra), Cristian Tovar, Jean Pestaña e Marcos Mina; Josen Escobar, Kener González (José Cavadia) e Sebastián Navarro (Luis Paz); Cristian Barrios (Dylan Borrero), Joel Romero e Luis Ramos (Rodrigo Holgadi). Técnico: Jorge da Silva.

Local: Arena Fonte Nova

Cartões amarelos: Castillo, Navarro, Soto, Mina (América de Cali) e Gabriel Xavier (Bahia)

Cartão vermelho: Everton Ribeiro (Bahia) e José Cavadia (América de Cali)

Arbitragem

  • Árbitro: Andrés Matonte (URU)
  • Assistente 1: Andres Nievas (URU)
  • Assistente 2: Agustin Berisso (URU)
  • Quarto Árbitro: Mathias de Armas (URU)
  • VAR: Andres Cunha (URU)

Fonte: A Tarde – Foto: Letícia Martins / EC Bahia

recentes