Tudo começou com uma foto de uma garrafa de whisky no gabinete do prefeito José Egnildo dos Santos, conhecido como Guene (PSB), de Retirolândia, no Nordeste da Bahia a 246 km de Salvador. A foto foi publicada pelo ex-vereador do município e advogado, Aquiles Nereu.
O assunto virou polêmica, sobretudo depois da ‘live’ do ex-parlamentar, o qual denunciou irregularidades na atual gestão municipal, sobretudo na saúde, onde foi citado um contrato com o ‘Instituto Strategic’, apontando indícios de pagamentos indevidos e superfaturamento.
Após a publicação da foto pelo ex-vereador e advogado, o prefeito Guene, como retaliação, teria colocado fim no contrato com o escritório jurídico de Nereu. É bom lembrar que Aquiles Nereu apoiou a candidatura de Guene nas eleições municipais de 2024.
Sendo assim, parlamentares oposicionistas pretendem criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), liderada por Sandro da Vargem (PT), a qual conta com o apoio de mais quatro vereadores, entre eles presidente da Câmara Municipal, Dhon do ACM (PCdoB), para apurar as denúncias no segmento da saúde local.
A proposta de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito deve ser apresentada à Casa Legislativa ainda esta semana. Caso seja instaurada, a CPI pode ser a primeira realizada em 63 anos de história do município.
Fonte: A Tarde