segunda-feira, outubro 13, 2025

Brasileiro faz 7 gols em partida e sai de campo preso na Finlândia

O atacante brasileiro Jonatan Guerreiro, de 34 anos, foi preso no último domingo, 5/10, pela polícia finlandesa sob suspeita de manipulação de partidas, após marcar sete gols na vitória por 8 a 1 do Finnkurd sobre o EsPa/Renat, em Espoo, próxima a Helsinque. A operação contou com cerca de 20 agentes da Polícia Nacional, que invadiram o campo logo após o apito final e apreenderam documentos e o celular do jogador.Guerreiro ficou detido até segunda-feira, 6. Outros dois atletas brasileiros, não identificados, também foram detidos, tiveram seus celulares analisados e foram liberados. A partida em questão foi a última da temporada, e sete dos nove gols marcados ocorreram no segundo tempo, quando o Finnkurd virou o placar de 1 a 0 para 8 a 1.

De acordo com a imprensa local, policiais à paisana bloquearam todas as saídas do campo. Atletas do Finnkurd foram alinhados para conferência de identidade, enquanto a outra equipe foi liberada. A investigação, porém, não se restringe a essa partida. O Finnkurd, formado pela comunidade curda na região, é investigado há pelo menos três anos por suspeita de fraudes em jogos. Guerreiro, além de titular e capitão, assumiu como técnico da equipe cerca de três semanas antes da prisão.

Antes de chegar ao Finnkurd, Guerreiro teve passagem pelo Peimari United, também na Finlândia, entre 2022 e 2023. No Brasil, sua carreira foi discreta, com atuações em clubes de menor expressão.

A Embaixada do Brasil em Helsinque informou que não foi formalmente comunicada sobre a prisão. Pekka Soini, diretor de operações da Associação Finlandesa de Futebol, confirmou a detenção de um brasileiro, mas não comentou detalhes do caso. A Polícia Nacional não se manifestou.

O Finnkurd disputa o equivalente à quinta divisão finlandesa e já havia sido identificado em um esquema de manipulação de partidas envolvendo apostadores brasileiros. Jogadores eram recrutados no Brasil com promessas de salário, moradia e alimentação, além da chance de ascender na Europa, mas eram aliciados a fraudar resultados.

Em janeiro, o Comitê Disciplinar da associação finlandesa apontou fraude em várias partidas, mas não foi possível atribuir responsabilidades a jogadores ou clubes, e nenhuma punição foi aplicada.

Fonte: R7 – Foto: Redes Sociais

recentes