O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que fez “uma uma frase mal colocada” ao afirmar que “traficantes são vítimas”. Depois da repercussão negativa da fala feita durante viagem à Indonésia, Lula afirmou que seu “posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”.
O presidente disse ainda que “importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando” e citou a PEC da Segurança que está tramitando no Congresso:
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado.”
Lula afirmou nesta sexta-feira, que os traficantes de drogas “são vítimas de usuários também”, ao comentar a ofensiva dos Estados Unidos contra o narcotráfico no exterior. Desde o início do ano, o governo de Donald Trump designou vários cartéis como organizações terroristas e, mais recentemente, promoveu ataques letais a embarcações no Caribe e no Pacífico, sem apresentar evidências de que os alvos eram, de fato, “narcoterroristas”.
Em entrevista a jornalistas, Lula criticou a iniciativa de Washington na área de domínio de outros países e disse que discutiria “com prazer” o tema num futuro encontro com o presidente americano.
Fonte: Metro 1 – Foto: Ricardo Stuckert / PR










