O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para diversas regiões da Bahia, válido até as 23h59 desta segunda-feira, 6. O aviso, classificado como de “perigo potencial”, começou a vigorar ainda no domingo, 5, por volta das 17h.
Segundo o órgão, a expectativa é de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 mm ao longo do dia. As chuvas podem vir acompanhadas de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h.
Apesar de o nível de severidade ser considerado baixo, há risco de ocorrências como queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e incidência de descargas elétrica
Áreas atingidas
O alerta abrange municípios de diferentes regiões do estado, incluindo áreas do centro-sul, nordeste, sul, centro-norte e o Vale do Jequitinhonha, além da Região Metropolitana de Salvador. Entre as cidades citadas estão Alagoinhas, Amargosa, Itacaré e Anagé.
Previssão do tempo em Salvador
De acordo com o Climatempo, esta segunda-feira, 6, em Salvador terá condições semelhantes às do dia anterior, com sol entre nuvens e ocorrência de chuva passageira ao longo do dia.
A previsão indica pancadas de chuva durante a manhã e a tarde, enquanto à noite o tempo tende a ficar mais firme, com redução das precipitações e presença de algumas nuvens.
As temperaturas variam entre 24°C e 31°C, com sensação térmica entre 25°C e 29°C. A probabilidade de chuva é alta, chegando a 94%, com volume estimado em cerca de 15 mm
A umidade relativa do ar permanece elevada, também em torno de 94%, o que favorece a formação de nuvens carregadas.
Orientações à população
O Inmet recomenda que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.
Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante as tempestades.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
A Tarde – Foto: SHIRLEY STOLZE














