domingo, outubro 18, 2026

Revira Volta: Foto da UNEB em Ipirá vem a tona, após repercussão da fala de ACM Neto

282

A controvérsia sobre a presença da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no município de Ipirá ganhou destaque recente após declarações do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Questionado por setores da oposição, o pronunciamento gerou debates acalorados nas redes sociais, com acusações de compartilhamento de informações. No entanto, o resgate de acervos fotográficos e depoimentos de moradores locais trouxe os esclarecimentos necessários para elucidar o impasse histórico.

Embora o município nunca tenha abrigado um campus fixo ou sede administrativa própria da instituição, a cidade contou com uma unidade da UNEB por meio de um polo de ensino. A estrutura funcionou por meio de programas de interiorização da universidade, voltados prioritariamente para a formação continuada de docentes e capacitação acadêmica regional.

Nessa modalidade descentralizada, mais de cem estudantes concluíram a graduação no curso de Pedagogia em Ipirá. Os registros diplomáticos e as memórias dos próprios formandos comprovam que, apesar de não haver uma infraestrutura predial permanente com status de campus, a presença do ensino público superior via polo da UNEB foi uma realidade concreta que impactou diretamente a educação e a vida profissional de dezenas de famílias na região.

O Programa Rede UNEB 2000 consolidou-se como uma das maiores e mais impactantes iniciativas de formação universitária para educadores no estado da Bahia. Idealizado e coordenado pela professora e educadora Norma Neide, o projeto nasceu com a missão estratégica de qualificar profissionalmente os docentes da Educação Básica da rede pública que lecionava em salas de aula sem possuir o diploma de ensino superior.

A viabilização do programa ocorreu por meio de uma ampla articulação institucional entre a Universidade do Estado da Bahia e as administrações municipais. Através desses convênios, celebrados com mais de cem municípios baianos, a universidade descentralizou seu ensino e levou a estrutura dos cursos de graduação — com forte ênfase em Licenciaturas e Pedagogia — até os profissionais do interior, contornando barreiras geográficas. A iniciativa elevou os índices de qualificação do magistério baiano e garantiu.

As informações e foto são do Diário da Chapada