A tradição católica de subida ao Monte Alto na Sexta-Feira da Paixão continua forte em Ipirá

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (19), milhares de pessoas percorrem os quase 4km de acesso ao Monte Alto em peregrinação, relembrando os passos da Via Crucis dolorosa de Jesus Cristo rumo ao calvário.A afluência de público ficou mais forte a partir da 06h da manhã, com a Via Sacra saindo da Praça Roberto Cintra em frente a Igreja Matriz.

Nem a chuva fina que caiu afastou o povo que também aproveitou para agradecer com cânticos, orações e velas pelas bênçãos alcançadas com o retorno da chuva na última quinzena de março, amenizando os efeitos da seca.

O Monte Alto é um ponto turístico e de peregrinação de Ipirá, possui uma capela e um Cruzeiro, feitos de cimento e madeira, com a finalidade de homenagear a tradição da fé católica da região. A Subida ao Monte Alto é um evento religioso, mas é também um evento social. A trajetória é secular, tem história, vem carregada de tradição herdada pelos ancestrais, e que o povo faz questão de manter.

Além do Monte alto, os cemitérios estão recebendo também um grande público que aproveitam o momento de reflexão para reverenciar os seus entes queridos já falecidos.

Para a tarde desta Sexta Feira Santa, a programação da Paróquia Senhora Santana de Ipirá será a seguinte: A partir das 14h terá a Procissão do Encontro. As 15h, celebração da Paixão e em seguida, procissão do Senhor Morto. As 18h, acontecerá a dramatização da Paixão de Cristo em frente à Igreja Matriz, apresentada pela Pastoral da Juventude.

Caboronga Notícias com imagens via WhatsApp