terça-feira, abril 23, 2024

Agosto Lilás – SPM na prevenção e enfrentamento à violência doméstica

O Agosto Lilás é o mês dedicado à conscientização e sensibilização da sociedade sobre a violência contra a mulher, especialmente, a violência doméstica.  A campanha, que é nacional, faz referência à Lei Maria da Penha, que neste ano, completa 17 anos de vigência.

   A SPM-BA irá fazer uma série de ações durante esse mês para alertar da importância do engajamento das várias instituições, sejam públicas ou privadas, na luta contra os diversos tipos de violência (física, moral, psicológica, patrimonial e sexual).

    Entre as atividades propostas pela SPM-BA está o diálogo com a Rede de enfrentamento à Violência do Estado da Bahia, marcado para o dia 14.08, às 8h30, no auditório da SEPLAN. Foram convidadas para o evento representantes da SSP – Secretaria de Segurança Pública, DEAM – Delegacia Especial de Atendimento a Mulher, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Ronda Maria da Penha, Guarda Civil Municipal, das comunidades escolares, dos postos de Saúde, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, das Casas Abrigos, do Conselho da Mulher, e da sociedade civil organizada. A expectativa é reunir 100 pessoas para esse importante colóquio.

   Para a Chefa de Gabinete, Aldinha Sena, “o crescente ódio, que reverbera em forma de violência e feminicídio, é alarmante em todo mundo. A misoginia precisa ser combatida como um fenômeno histórico e global. Por isso, respeito e igualdade para as mulheres será nosso compromisso de vida”.

    Nos dias 14 e 15.08, a SPM-BA participa da Marcha das Margaridas, em Brasília. Realizada desde 2000, a marcha é evento do calendário das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. A organização do evento prevê participação de mais de 150 mil mulheres vindas de todo o país. A SPM-BA estará na Marcha das Margaridas nas 7° edição com o lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. Estaremos todas em marcha por direitos e política públicas de inclusão sócioprodutiva, autonomia econômica, prevenção e enfrentamento às violências de gênero, reforma agrária, por educação e justiça social, na maior manifestação política de mulheres da América Latina. “Com a participação de mulheres do campo, da floresta, das águas, das cidades e até de outros países.” ressalta a Secretária de Política para as Mulheres da Bahia, Elisangela Araújo.

    Sempre buscando atender as mulheres da capital e do interior, a SPM-BA também criou uma série de atividades para contemplar as mulheres dos 27 territórios de identidade da Bahia. Destaque para os Encontros Territoriais nos municípios de Porto Seguro, Teixeira de Freitas/ Medeiros Neto e Alagoinhas.

    A SUPEV – Superintendência de Enfrentamento à Violência também construiu um calendário de ações para todo mês de agosto. Fique atenta às datas e às atividades.

Fonte: Ascom/SPM-BA

recentes