quinta-feira, abril 25, 2024

AL-BA muda formato das sessões após protesto da oposição

Depois da bancada de oposição protestar, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), anunciou ontem que as sessões na Casa voltarão a ser 100% presenciais já a partir da próxima semana.

Anteontem, o líder da minoria na AL-BA, Alan Sanches (União Brasil), afirmou que não havia mais nenhuma restrição sanitária que justificasse a continuidade do modelo híbrido adotado durante a pandemia da Covid-19. Sanches, então, reiterou o pedido que já havia sido feito no dia 6 de fevereiro para que as sessões retornassem a ter regime integralmente presencial.

O deputado argumentou ainda que ter sessões virtuais dificultava o trabalho da oposição, porque uma das formas que a bancada tem para utilizar o parlamento é a verificação de quórum presencial. Na última terça-feira, os opositores chegaram a derrubar a sessão em protesto ao regime híbrido que perdurou na Casa. Ontem, Alan Sanches comemorou a decisão de Adolfo Menezes de retomar sessões presenciais na Assembleia Legislativa.

“A partir da próxima semana voltamos totalmente presencial para todas as sessões. Já estava na hora. Não se justifica a gente continuar com as sessões da forma que estava havendo, vossa excelência estava coberto de razão ao criticar, mas foi atendido”, disse o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes, em menção a Alan Sanches.

Em resposta ao chefe da Casa, o líder da oposição disse que agradecia a postura “republicana e responsável” do presidente com a minoria. “Quero agradecer porque nós da oposição precisamos deste plenário para defender os interesses da Bahia”, declarou.

Assalba – A Associação de Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Assalba) elegeu ontem a sua diretoria e conselho fiscal para o biênio 2023-2024. O processo de votação começou às 9h e terminou às 16h, sendo realizado o escrutínio imediatamente após o fechamento da urna. Dos 257 associados que compareceram às urnas, 249 votaram pela reeleição da chapa “Ôh, glória!”, encabeçada pelo atual presidente Rafael da Silva Brito, gerente do Departamento de Serviços Auxiliares da AL-BA. Outros 7 votaram nulos e existiu um voto em branco.

A chapa é composta ainda pela procuradora Laura Martins Mendes Baptista (vice-presidente), Joselito Batista (diretor-secretário), Gustavo Duran (diretor financeiro), Joselito Santos, o Soró (diretor de esportes) e Ricardo S. Vieira (diretor de relações institucionais). Já o conselho fiscal é formado por mais seis servidores.

Tribuna da Bahia

recentes