O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista exclusiva ao Acorda Cidade nesta terça-feira (20), que existe a possibilidade de incluir a construção de uma nova alça de acesso do viaduto da BR-324 à Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana, no novo contrato de concessão da rodovia.
Segundo o ministro, o novo contrato envolverá não apenas a recuperação do pavimento e duplicação da BR-324, mas também a execução de obras de viadutos e acessos. A inclusão da nova alça dependerá de uma avaliação técnica e financeira, que será feita em conjunto com o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
“É possível. Eu vou falar até com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Como essa alça dá acesso à BR-324, isso pode fazer parte das obras da BR-324, que vão no contrato da nova empresa. Porque nesta licitação que nós vamos fazer, não só o pavimento, a via e a duplicação, mas todas as obras que a gente chama tecnicamente de obras de arte — que são obras de viaduto e as alças de acesso aos viadutos existentes — todas essas obras podem ser feitas pelo novo contrato da licitação”, disse Rui Costa.

O ministro ainda explicou que, a depender do custo, o próprio Dnit, que está responsável temporariamente pela rodovia, poderá executar a obra diretamente, sem necessidade de incluí-la no contrato de concessão. “Eu vou pedir para o ministro Renan detalhar e, eventualmente, a depender dos custos, o próprio Dnit fazer logo, ou eventualmente incluir no novo contrato. É possível, sim”, afirmou.
A proposta atende a demandas por melhorias na mobilidade urbana em Feira de Santana, especialmente na região de acesso à Avenida Nóide Cerqueira, uma das principais vias da cidade. A nova empresa que deverá ser escolhida por meio de leilão até o final do ano substituirá a concessão encerrada com a empresa Viabahia. Enquanto isso, a cobrança de pedágio está suspensa e o Dnit segue gerindo as BRs-324 e 116.
Viaduto inaugurado há 8 anos

A obra foi executada pela Conder, com investimentos da ordem de R$ 12,3 milhões, contemplando uma via que possui 104m de extensão, com total de 11,35m de largura. O viaduto inclui duas faixas de tráfego, pista de rolamento, passeios, além de duas alças com extensão de 607m, com possibilidade de implementação de mais duas.
Acorda Cidade – Foto: Reprodução/Conder