domingo, novembro 24, 2024

Altas temperaturas e falta de água, preocupam a população de Ipirá

Essa segunda-feira (13), foi considerado um dos dias mais quentes no município baiano de Ipirá localizado do território da Bacia do Jacuípe, com temperatura de 37ºC e sensação térmica beirando os 40ºC, conforme previsão do Clima Tempo. A situação deve se repetir nos próximos dias.

Segundo os meteorologistas, o El Niño é apontado como fator de contribuição para temperaturas acima da média histórica. Mas cientistas avaliam que o cenário também é consequência das mudanças climáticas.

No momento critico que o Brasil atravessa diante da situação climática causada principalmente pelo desmatamento, nunca é demais lembrar que a água é o nosso bem precioso, vindo de fontes renováveis, porém finitas. Caso a população não se dê conta da gravidade da situação, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, vamos enfrentar situações difíceis.

O desperdício da água continua sendo um dos graves problemas das nossas comunidades.
Em nossas regiões, somos banhados pelos rios Jacuípe, Paraguaçu e seus afluentes. Se essas reservas naturais secarem em virtude do desmatamento, será um verdadeiro colapso.

Em Ipirá falta água em bairros mais distantes do centro e principalmente na zona rural, onde em algumas localidades o abastecimento está sendo feiro através de carros pipas. É comum se ouvir nos veículos de comunicação do município, cobranças e criticas contra a Embasa.

Diante da situação, cabe aos governos estadual e municipais uma mobilização conjunta com a população no sentido de juntos buscarem uma solução para o grave problema hídrico que estamos vivento.

Caboronga Notícias com imagem do arquivo

recentes