Os Metalúrgicos do ABC receberam no último dia 8 a visita de 20 alunos de graduação e licenciatura do quinto semestre do curso de Geografia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) no Centro de Formação Celso Daniel, em São Bernardo. Como atividade de trabalho de campo da disciplina ‘Geografia Urbana’, a conversa consistiu em uma explanação sobre a história, funcionamento e desafios da entidade, seguido de um tour guiado nas dependências da Sede do Sindicato.
O diretor-executivo do Sindicato, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, falou sobre a trajetória e desafios atuais da categoria, destacando a importância da negociação sindical para conquista de salários dignos, benefícios sociais, a manutenção de empregos e ampliação de direitos.
“Para nós é motivo de orgulho as pessoas se interessarem por aquilo que o Sindicato produziu e produz ao longo de anos de atuação em defesa da classe trabalhadora. Quando temos a oportunidade de conversar com esses jovens que estão se formando, transmitimos o que é feito no dia a dia, a luta diária que encampamos no chão das fábricas para que eles possam, além de entender o que é atuação sindical, levar para suas regiões um modelo que realmente se preocupa com o trabalhador”.
Participaram ainda da conversa os departamentos Jurídico, Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, CEMPI (Centro de Memória, Pesquisa e Informação), Formação e Comissões de Cidadania.
Com informações e foto do MABC/Foto: Adonis Guerra