Aniversário de emancipação de Itaberaba é comemorado com festa

O município de Itaberaba, considerado o Portal da Chapada Diamantina, completa 140 anos de emancipação política-administrativa-econômica neste domingo (26). Para comemorar o aniversário da cidade, a administração ‘Itaberaba de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), realizou a 7ª Semana de Arte e Cultura. Foi uma semana recheada de eventos cívicos, esportivos e culturais que se encerra nesse domingo com o show musical do cantor Tierry, no circuito do evento montado na Praça Josenildo Miguel de Brito, a antiga Praça do Coqueiro.

O ponto alto da comemoração dominical foi a alvorada e queima de fogos de artifícios que acordou a população. Em seguida, a Corrida Rústica e, na sequência, aconteceu a solenidade cívica com hasteamento das bandeiras no pátio da sede da prefeitura, com a apresentação da Fanfarra Estudantil de Itaberaba (Fanedi) e da Fanfarra Estudantil da Escola Novo Tempo (Faneent), além do pronunciamento do prefeito Ricardo Mascarenhas.

Antes do pronunciamento do prefeito, falou o professor, teólogo, filósofo e psicopedagogo, com especialização em filosofia das religiões, Oacir Geraldo Ferreira da Silva. Em seu discurso, o estudioso falou da fundação da cidade, da importância dos primeiros habitantes, dos quilombolas, focando na religiosidade desses nossos antepassados, destacando a intolerância religiosa que acontece hoje, tomando como exemplo, a pajelança, primeira religião da cidade, que segundo ele, foi extinta, e hoje é resgatada sutilmente nos Terreiros de Umbanda.

Valorizando os Maracás, Oacir sugeriu ao prefeito Ricardo, a criação de um museu para os índios, ou, que denomine uma Rua, ou Avenida, com o nome dos Maracás. O teólogo ainda citou nomes de líderes de várias congregações religiosas, como o Babalorixá mestre Chá, Lauro Sampaio, fundador do Centro Espírita, e pastor Miguel. Após entonação do hino de Itaberaba, o prefeito Ricardo Mascarenhas se pronunciou.

O gestor começou seu discurso saudando a todos, agradecendo a presença das famílias, do Poder Legislativo, da vice-prefeita, Maria José Novais, da esposa e primeira-dama, Suzana Matias, dos secretários municipais, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da imprensa. “Ao completar 140 anos Itaberaba realiza há uma semana a 7ª Semana de Arte e Cultura, uma festa bonita, bem organizada, do jeito que nosso povo merece”, disse Ricardo, parabenizando a todos que estiveram comprometidos com a organização do evento.

Fonte e foto: Jornal da Chapada