Acostumado a ter o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), em quase todas as inaugurações que fez até hoje no interior do Estado, o governador Rui Costa (PT) deve receber pela primeira vez o novo comandante da AL-BA, Ângelo Coronel (PSD), neste sábado (11).

Na última quinta-feira (9), durante a homenagem ao vice-governador João Leão (PP) na AL-BA, Rui questionou a ausência de Coronel em um evento na ilha. Como resposta, o peesedista afirmou que estava “cuidando” das questões da AL-BA. A relação do chefe do Executivo e do Legislativo está azeitada. Recentemente, Coronel atendeu a uma reivindicação antiga de Rui e devolveu PMs ao Estado.

Os dois, no entanto, devem se encontrar na cidade de Ruy Barbosa, onde nasceu e cresceu o senador Otto Alencar, correligionário de Coronel.

Na cidade, os dois devem entregar 13 viaturas às policias Militar e Civil para reforçar o policiamento em nove municípios da região. O governo baiano investiu R$ 1,18 milhão nos veículos que vão dar suporte ao policiamento da 2º Companhia Destacada, do 11º Batalhão de Polícia Militar, e da 12ª Coordenadoria de Polícia do Interior, esta última com sede em Itaberaba.

As oito viaturas que serão destinadas à Polícia Civil vão atender aos municípios de Ruy Barbosa, Pintadas, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Macajuba, Milagres, Utinga e Wagner. As cinco restantes, que serão entregues à Polícia Militar, reforçarão o policiamento ostensivo dos municípios de Itaberaba e Ipirá.

Durante o evento, que ocorre na área da feira do Mercado Municipal, o governador também autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar três convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva, nos segmentos de aquicultura e pesca, apicultura e socioambiental. Logo após a solenidade, Rui Costa fará uma visita à sede do Comando de Policiamento da Região da Chapada (Cipe), localizada em Ruy Barbosa, na Avenida 28 de Agosto, no bairro do Cruzeiro do Rocha.

Por Alexandre Galvão | Fotos: GOV BA