Aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Cultural Elofilo Marques, em Ipirá (BA), a eleição da nova diretoria da Associação Ipiraense das Pessoas com Deficiência (AIPED).

Os eleitos atuarão no biênio 2017/2019. Compõem a chapa eleita o Presidente Joenilton Souza Santos; o vice-presidente Augusto dos Santos; a primeira Secretária Gildete Lima; o segundo Secretário Valdenor Oliveira; o primeiro tesoureiro e Relações Públicas Orlando Santiago; o segundo tesoureiro Valter Silva.

O presidente eleito acredita que precisa haver um maior dinamismo da associação e comprometimento dos associados.

“24 por cento de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. Temos 24 milhões de deficientes. Não podemos ficar apáticos, somos uma percentagem grande da sociedade, é preciso que os deficientes sejam conscientes e assistidos em seus direitos”, disse Joenilton, concluindo: “De imediato devemos fortalecer a associação, buscando conscientizar as pessoas de seus direitos, fiscalizando as obras públicas quanto a observância dos direitos a rampas, sinalização de ruas, vagas para deficientes, etc.

Também devemos buscar mecanismos que facilitem a obtenção de laudos que confirmem a deficiência. Pretendemos criar uma carteira do associado, onde fique patente a deficiência, e através desta carteira do associado vamos procurar a obtenção de descontos no comercio e prestação de serviços da nossa cidade. Dentre estes descontos podemos citar, abatimento em transportes, cabeleireiros, consultas e exames médicos, etc.”, finalizou o presidente.

A associação tem hoje, cerca de 120 cadastrados, mas apenas 20 pessoas compareceram para a votação.

Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br