Um avião de pequeno porte caiu na noite de terça-feira (23) na zona rural de Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, provocando a morte das quatro pessoas a bordo. O acidente ocorreu nas proximidades da Fazenda Barra Mansa, região turística conhecida por receber visitantes brasileiros e estrangeiros.
A aeronave, um modelo Cessna, explodiu ao atingir o solo, carbonizando os corpos das vítimas. Foram identificados o piloto e proprietário do avião, Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial, além dos documentaristas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.
Segundo amigos, Ferraz e Yu trabalhavam em um documentário sobre o conceito de “cidades esponja”, projeto desenvolvido pelo arquiteto chinês. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Yu esteve no dia 18 na abertura da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, na Oca, no Parque Ibirapuera. Desde o início de setembro, ele participava de eventos e gravações no país.
A delegada Ana Cláudia Medina, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), informou que equipes foram enviadas ao local para a remoção dos corpos. A área de difícil acesso pode atrasar os trabalhos de resgate e perícia.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A investigação inicial ficará a cargo do Dracco, que também levará em consideração as condições ambientais do Pantanal, marcado por períodos extremos de seca e cheia.
Notícias ao Minuto