quarta-feira, setembro 11, 2024

Bahia celebra Dia da Avicultura com investimentos que transformam vidas no campo

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, Dia da Avicultura, a Bahia comemora os resultados expressivos de investimentos que vêm transformando a vida de milhares de agricultores e agricultoras familiares em todo o estado. A avicultura de galinhas caipiras, além de ser um pilar da segurança alimentar, tornou-se um importante sistema produtivo que impulsiona a economia local e regional, gerando renda e oportunidades para as comunidades rurais.

A Bahia, reconhecida como um polo de referência no cenário da avicultura, destacou-se no ano passado por superar a média nacional de crescimento em produção e faturamento. Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o estado se consolidou como o principal produtor de frango nas regiões Norte e Nordeste, ocupando a oitava posição no ranking nacional.

Esse avanço é amplamente impulsionado pela agricultura familiar, um dos principais vetores desse crescimento, fruto de políticas públicas do Governo do Estado, implementadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que vem promovendo uma produção cada vez mais sustentável, com a implantação de galinheiros, entrega de insumos, aves e a construção de entrepostos, como parte de um conjunto de ações para fortalecer a agricultura familiar.

Histórias de Sucesso e Impacto Social

Na comunidade de Bomba, no município de Belo Campo, Gleide de Oliveira testemunha as mudanças trazidas pelos investimentos. “Antes do investimento, eu só criava sete galinhas e um galo, alimentando-os apenas com milho. Após receber apoio da CAR, aprendi a utilizar uma alimentação mais natural, e agora cheguei a ter 200 galinhas. Comecei a plantar moringa e comercializo, em uma rede em Conquista, além dos ovos, hoje vendo também galinha abatida. Recebemos também equipamentos e assistência técnica, que mudaram completamente a nossa produção”.

Outro exemplo de sucesso vem de Moisés Dias, agricultor familiar de Malhada de Pedras. “Eu trabalhava com a produção de leite junto com meu sogro, que criava gado. Quando o projeto da CAR chegou, comecei a criar galinhas e, aos poucos, fui crescendo. Hoje, tenho cerca de duas mil aves e minha renda média é de três salários mínimos”.
Investimentos em Infraestrutura e Parcerias.

A CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), também investe em infraestrutura para ampliar o alcance da avicultura familiar. Em Pintadas, por exemplo, a construção de um entreposto para embalagem, classificação e comercialização de ovos pela Cooperativa de Produtores de Aves e Suínos de Pintadas (Coopaves) está trazendo novas perspectivas para a região. Com capacidade para processar 3.600 ovos por dia, o entreposto agrega valor à produção e melhora a qualidade de vida das famílias envolvidas.

Lenildo Rios, diretor-presidente da Coopaves, ressalta a importância deste empreendimento: “A chegada desse entreposto agrega valor à produção, atendendo às legislações vigentes. Hoje, minha renda vem da galinha caipira. É um investimento que dá certo, é promissor e gera renda.”

Parcerias com Consórcios Públicos Intermunicipais

Além dos investimentos diretos, a CAR firmou parcerias com 17 consórcios públicos intermunicipais na Bahia, beneficiando mais de 8 mil famílias. Um exemplo é a parceria com o Consórcio do Território Recôncavo (CTR), que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e gerar renda para os Grupos Produtivos Locais (GPL).

Daiane Sampaio, da comunidade de Boca da Mata, em Cruz das Almas, Território Recôncavo, comenta sobre a importância do apoio recebido. “Na zona rural, temos a renda que vem da lavoura, e o galinheiro ampliou essa possibilidade. Hoje, já temos a renda proveniente da venda dos ovos, ajudando não só a economia local, mas também a nossa comunidade. Além disso, comemos o que produzimos, caminhando para alcançar a soberania alimentar”.

Neste Dia da Avicultura, o estado da Bahia tem muito a comemorar. Os investimentos na avicultura familiar, conduzidos pela CAR, não apenas fortalecem a economia local, mas também transformam vidas, promovendo sustentabilidade, segurança alimentar e dignidade para milhares de famílias em todo o estado.

Ascom CAS – Fotos: André Frutuôso

recentes