A Conmebol sorteou nesta quinta-feira, 19/12, os confrontos da etapa inicial da Libertadores 2025. A entidade divulgou os potes para o sorteio da fase prévia do torneio, que contar com Bahia e Corinthians como representantes do Brasil.
O Corinthians enfrentará o Universidad Central, da Venezuela, que fará a estreia no torneio continental. Entre os adversários que o alvinegro poderá enfrentar na última etapa preliminar estão: Barcelona (Equador) ou o vencedor do confronto entre El Nacional (Equador) x representante da Bolívia.
O Bahia ainda desconhece o seu adversário na Fase 2 da Pré-Libertadores. O clube enfrentará o representante da Bolívia, que deverá ser definido com o fim do Campeonato Boliviano neste fim de semana. Caso avance para a próxima fase, o tricolor poderá enfrentar o vencedor do duelo entre Boston River (Uruguai) x Ñublense (Chile).
Os jogos da segunda fase da competição estão marcados para ocorrer entre os dias 19 e 26 de fevereiro. A última etapa de preliminar está reservada para ocorrer entre os dias 5 e 12 de março.
Jogos sorteados para Pré-Libertadores:
FASE 1
Representante da Bolívia x El Nacional (Equador) – E1
Nacional (Paraguai) x Alianza Lima (Peru) – E2
Monagas (Venezuela) x Defensor Sporting (Uruguai) – E3
FASE 2 Visualizar(abrir em uma nova aba)
Deportes Iquique (Chile) x Independiente Santa Fé (Colômbia)
Representante da The Strongest (Bolívia) x Bahia (Brasil)
E3 (Monagas x Defensor Sporting) x Cerro Porteño (Paraguai)
E1 (Representante da Bolívia x El Nacional) X Barcelona (Equador)
Universidad Central (Venezuela) x Corinthians (Brasil)
Representante da Colômbia x Melgar (Peru)
Boston River (Uruguai) x Ñublense (Chile)
E2 (Nacional x Alianza Lima) x Boca Juniors (Argentina)
Etapa inicial do torneio
O sorteio da Pré-Libertadores ocorreu na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Dos 47 times classificados para esta etapa inicial, seis participam da primeira fase em três confrontos. Os três grupos vencedores avançam para a segunda fase e entram no Pote 2.
Bahia e Corinthians já estavam classificados para a Fase 2, por isso, não participam da Fase 1 do confronto. No ranking da Comenbol, o Corinthians está em 18º lugar, enquanto o Bahia está em 77º. A única chance que os times brasileiros têm para se enfrentar é na Fase 3.
Os clubes estavam divididos em:
FASE 1
Pote 1: Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai);
Pote 2: Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e representante da Bolívia.
FASE 2
Pote 1: Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Barcelona (Equador), Santa Fe (Colômbia), Melgar (Peru), Bahia (Brasil) e Ñublense (Chile);
Pote 2: Deportes Iquique (Chile), Boston River (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), representante da Bolívia, representante da Colômbia, além dos três classificados na primeira fase.
Fonte: Terra – Foto: Conmenbol