sexta-feira, abril 12, 2024

Bahia registra alta de mais de 130% no número de casos da Covid-19

A Bahia teve um aumento de 131,2% em casos de covid-19 registrados na última semana – de 29 de outubro a 4 de novembro, com um total de 654 testes positivos. Esse percentual foi registrado em comparação com semana anterior – de 22 a 28 de outubro –, quando 279 casos foram contabilizados.

Os dados são referentes aos testes feitos nos pontos disponibilizados pelo estado e prefeituras, e também aos exames feitos em laboratórios particulares, mas não engloba testes de farmácia.

Com sintomas atenuados por causa da vacinação, a covid-19 tem sido confundida com gripes e resfriados. Por isso, as pessoas têm buscado menos os testes oficiais, o que dificulta a contabilização dos dados pelos órgãos oficiais, portanto, não dá para saber o total exato de doentes.

Em todo o mês de outubro, foram registrados cinco óbitos em decorrência da covid-19 no estado. Nesta segunda-feira (6), cinco pessoas estão internadas com a doença. Todas são adultas e quatro delas estão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e uma está em leito de enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos é de 7% e 1%, respectivamente.

Desde o início da pandemia, o estado registrou 1.809.050 testes infectados – parte deles são de pessoas que ficaram doentes mais de uma vez. De 2020 para cá, a Bahia perdeu 31.741 pessoas para a covid-19.

Vacinação contra a covid-19

A prefeitura de Salvador já aplicou 8.022.160 vacinas, entre as 1ª e 5ª doses e também a dose única. Deste total, 500.431 pessoas tomaram a bivalente – um número que corresponde a 6238% do total de imunizantes aplicados.

Para reforçar a vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital retomara a campanha “Happy Hour da Vacina”, entre terça-feira (7) e quinta-feira (9). Unidades de saúde, pontos de vacinação por drive-thru e locais de grande circulação de pessoas estarão abertos até as 20h.

A lista completa de unidades, a documentação necessária, aprazamentos e público-alvo serão publicados no site do órgão ainda nesta segunda, conforme gestão.

Fonte: G1 Bahia

recentes