Na manhã desta sexta-feira (17) em Baixa Grande/BA, vários trabalhadores (as) e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs), se manifestaram contra a Reforma da Previdência, a PEC 287/2016, que retira brutalmente os direitos dos trabalhadores e principalmente dos trabalhadores (as) rurais.

O movimento contou com a participação de Valdirene, representante da Rede Sindical Bacia do Jacuipe (RESBAJA) e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Também se juntou ao movimento outras categorias de trabalho e estudantes que já estavam se manifestando em frente à APS. O movimento de manifesto contra a PEC teve inicio no STTR de Baixa Grande, saindo em passeata pelas ruas da cidade, com faixas e cartazes, diretamente para o Posto da Previdência Social de Baixa Grande/BA, que estava sendo inaugurado. Os Trabalhadores demonstraram sua indignação pelo descaso de muitos políticos com a classe trabalhadora.

A manifestação foi contra a Reforma da Previdência, PEC 287/2016, e não contra a inauguração do Posto da Previdência. A obra era um anseio da população de Baixa Grande e munícípios vizinhos. Mas, se esta Reforma passar, num futuro bem próximo, provavelmente não estará mais funcionado, ou terá apenas um servidor (a). Porque a grande demanda de atendimento na região é da população rural.

Do Bacia do Jacuípe