sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Bebê é descartado em local irregular na Bahia horas após parto em maternidade

Um parto deixou questionamentos após ser realizado na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade, situado na cidade de Santo Amaro, na Bahia. Após dar à luz ao seu bebê, uma mulher tomou conhecimento, momentos depois, que o corpo da criança havia desaparecido, entre os dias 18 e 19 de janeiro deste ano.

Tudo começou quando, depois do parto, a criança, que não teve a identidade revelada, e nasceu com 1.260 gramas e graves dificuldades respiratórias por causa da precocidade do parto, precisou ir para maternidade de alto risco.

Após cinco horas de estabilização e ressuscitação, segundo informado pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao BNews, o recém-nascido morreu, por volta de 15h40 da última quinta-feira (18).

Tragédia

Após acionado, o serviço funeral informou que o corpo seria liberado no dia seguinte, porém um “lamentável equívoco” resultou no “descarte acidental do corpo”, ainda conforme divulgado pela gestão da cidade baiana à reportagem. Informações iniciais indicam que a criança teria sido jogada em um lixo no hospital.

Após uma força-tarefa, o corpo do bebê foi recuperado. “Em virtude disso, esclarecemos que providências legais estão sendo tomadas, incluindo o afastamento temporário do quadro de profissionais envolvidos e a instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades”, diz um trecho da nota enviada ao BNews.

A prefeitura pontuou ainda que presta o apoio à família da vítima. Procurada pela reportagem, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) sinalizou que a corporação não foi acionada.

“Conforme informações da Unidade Policial responsável pelo policiamento na área em comento, a polícia militar não foi acionada”, afirmou por meio de nota.

BNews – Foto:Prefeitura Municipal/Divulgação

recentes