domingo, junho 16, 2024

Brasil lidera investimentos internacionais em energia renovável, revela relatório da ONU

Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) – pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) – revelou que o Brasil foi o país que mais recebeu investimentos internacionais em projetos de energia renovável, entre os anos de 2015 e 2022.

Segundo o documento, o Brasil recebeu US$ 114,8 bilhões nos últimos sete anos. O montante representa 11% do total de investimentos estrangeiros em países que têm suas economias classificadas como “emergentes”.

Entre as áreas nas quais o Brasil mais recebeu investimentos estão: pesquisa e desenvolvimento; baterias para carros elétricos; agricultura sustentável. O relatório também deu destaque para projetos sustentáveis brasileiros, entre eles: projetos de energia solar e o mercado de carbono.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, 83% da matriz elétrica brasileira vem de fontes renováveis. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas.

O Vietnã foi o 2º país que mais recebeu investimentos internacionais no setor energético renovável em países emergentes. O país asiático recebeu 10% do total, o equivalente a cerca de US$ 106,8 bilhões no período. Em seguida estão o Chile, a Índia e o Cazaquistão.

Fonte: Metro 1

recentes