Usar panela de pressão não é para qualquer um. Se alguns cuidados não forem tomados, o objeto tem risco de explodir e causar graves acidentes, podendo levar à morte a depender do grau da queimadura. Há ainda a possibilidade de haver destruição de móveis e eletrodomésticos, incêndios e ferimentos graves causados por estilhaços liberados pela expansão da panela.
Por ano, cerca de 1.200 panelas de pressão explodem no Brasil. A informação é de uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores (Proteste), nesta terça-feira (12). Só que a maioria dos casos acontece por uso indevido do equipamento.
“A maioria dos acidentes ocorre por mau uso, como exceder o nível máximo de líquido ou negligenciar a manutenção das válvulas de segurança e das vedações”, diz em nota Patrícia Falcão Bauer, conselheira da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
Alguns cuidados são necessários na hora de comprar panelas de pressão:
1- Olhe os selos
Observe se a panela tem o selo do Inmetro e do Organismo de Certificação do Produto (OCP). A legislação brasileira exige esses selos, pois asseguram que houve testes de qualidade como, por exemplo, da borracha e da válvula de segurança;
2- Respeite o limite da panela
Não coloque mais capacidade do que a panela suporte. A capacidade máxima de ocupação é 2/3 do volume total, pois os alimentos expandem com a pressão. Na dúvida, leia as instruções de cada panela.
3- Cheque a panela
Antes de cozinhar, veja se as borrachas estão bem encaixadas e se as válvulas e a vedação estão limpas e desobstruídas. Para limpar, basta usar uma agulha, palito ou objeto pontiagudo
4- Cuidado na hora de abrir
Quando acabar o cozimento do alimento, deixe a pressão sair naturalmente, sem forçar ou acelerar o processo. Evite manusear e deixe a panela parada e longe de crianças e animais. O manual de cada panela ensina a ter certeza se toda a pressão já saiu
5- Não molhe a panela
Deixe que a panela esfrie naturalmente. Não coloque o objeto quente na geladeira ou dentro da pia. Não jogue água.
6- Faça manutenção
Prefira usar sempre peças originais quando fizer manutenção da sua panela e fique atento às borrachas de vedação. Se estiverem opacas, sem elasticidade ou deformadas, troque.
Correio – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil