sexta-feira, novembro 22, 2024

Brasileiras participam da primeira Copa do Mundo de Futebol para Amputadas

Pela primeira vez na história do esporte acontece a Copa do Mundo de Futebol Feminino para Amputadas, o torneio inédito será realizado entre os dias 02 e 11 de novembro, em Barranquilla, na Colômbia.

Os jogos marcam a estreia de uma competição global dedicada exclusivamente ao futebol feminino para amputadas e conta com a participação das seleções da Colômbia, Brasil, Polônia, Camarões, Peru, Haiti, Inglaterra, Equador, Quênia, Estados Unidos da América (EUA), Ucrânia e Nigéria.

O grupo que representará o Brasil é composto por treze atletas das equipes do ASDA de Sorocaba (SP), Adesul (CE) e Bahia, times filiados da CBFA – (Confederação Brasileira de Futebol para Amputados) e três integrantes da Comissão Técnica.

De acordo o presidente da CBFA, Felipe Catunda, o campeonato não representa apenas uma grande conquista para o esporte, mas também simboliza a crescente visibilidade das mulheres com deficiência no cenário internacional, um grande marco para a Seleção Brasileira Feminina de Futebol para Amputadas.

“Participar do primeiro mundial é motivo de muito orgulho para nós, estamos com grande expectativa de manter a tradição do futebol feminino profissional na modalidade feminina de amputadas, nosso principal objetivo é avançar nas fases de grupo e chegar à final da competição”, afirma Catunda

Para os organizadores da competição Word Amputee Football Federation, a realização da Copa do Mundo Feminina traz uma mensagem de igualdade e inclusão. Além disso, inspira outras mulheres com deficiência a ingressarem no esporte. “Assim como o futebol tradicional, a modalidade para amputadas feminina precisa de mais visibilidade e reconhecimento, e essa competição é um grande passo para colocar as mulheres atletas no centro das atenções”, destaca Adilson Nunes – Coordenador de futebol da Seleção Brasileira de Futebol para Amputadas (Feminino).

Acorda Cidade

 

recentes