Em partida direta na briga pelo topo do Brasileiro, o Bahia perdeu para Cruzeiro na noite desta segunda-feira, 15/9, na Fonte Nova, pela 23ª rodada. O Cruzeiro conseguiu se recuperar depois de sair atrás do placar e venceu por 2 a 1 com direito a lindo gol de Gabigol na reta final. Jean Lucas balançou a rede para o Tricolor, enquanto Sinisterra fez o outro do time mineiro. Todos eles golaços, que refletiram o ritmo frenético das equipes em Salvador.
Depois de ser eliminado da Copa do Brasil, o Bahia amarga mais uma derrota e sai do G-4 do Brasileiro. A equipe estaciona na quinta posição, com 36 pontos. Já o Cruzeiro segue na briga pelo título e retoma a vice-liderança, com 47 pontos.
O Bahia começou a partida mais ativo no ataque e levou perigo, principalmente, pela ponta esquerda com Sanabria, que foi titular pela primeira vez com a camisa tricolor. O atacante argentino, inclusive, criou a melhor chance dos mandantes, ao exigir boa defesa de Cássio aos 20 minutos. Mas o Cruzeiro não estava morto no jogo.
A cada vacilo do Bahia, a Raposa conseguia explorar espaços no meio-campo para chegar com perigo ao ataque. Um bom exemplo disso aconteceu ainda antes da jogada de Sanabria, aos 16 minutos, quando Kaio Jorge perdeu um gol de cara para o goleiro Ronaldo. O Cruzeiro, então, conseguiu equilibrar as ações, mas viu o Tricolor ir para o intervalo no campo ofensivo e com mais posse de bola (61% x 39%). Um primeiro tempo bastante agitado na Arena Fonte Nova, mas com poucas chances reais de gol.
O jogo seguiu frenético no segundo tempo, as duas equipes buscaram o gol a todo momento. Tanto que a primeira grande chance foi criada em contra-ataque do Bahia finalizado para fora por Willian José, aos nove minutos. Mas era lá e cá. Enquanto Juba tirou tinta do travessão logo em seguida, o Cruzeiro respondeu em um ataque rápido puxado por Kaiki, que parou em grande defesa de Ronaldo.
Mas quem abriu o placar foi o time mandante, que, por sinal, segue sem perder em casa no Brasileirão. E não foi qualquer gol. Depois de passe do atacante Willian José, Jean Lucas soltou o pé de fora da área e acertou a bochecha da rede de Cássio, aos 20 minutos. Gol digno de um jogador de seleção brasileira.
Só que em outra jogada de um possível selecionável, a Raposa buscou o empate depois de Leonardo Jardim lançar o time ao ataque com as alterações. Com controle impecável da bola, Matheus Pereira deu uma caneta em Acevedo, cortou Gabriel Xavier e carimbou a trave em chute chapado. Na sobra, Sinisterra, uma das novidades do time no segundo tempo, só fez empurrar para as redes aos 31 minutos.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo às 18h30 do próximo sábado (horário de Brasília), em clássico nordestino contra o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. Já o Cruzeiro entra em campo pela 24ª rodada às 20h30 do domingo, quando recebe o Bragantino, no Mineirão.
Fonte: Lance – Foto: Letícia Martins / EC Bahia