terça-feira, julho 16, 2024

Brasileiro: Bahia perde fora e Vitória em casa

Em jogaço no Morumbi, o São Paulo derrotou o Bahia por 3 a 1, neste domingo, em duelo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luciano e Ferreira foram os nomes da partida, participando diretamente dos gols da vitória tricolor. Calleri e também balançou as redes, enquanto Gilberto fez o de honra dos visitantes.

O resultado fez o São Paulo chegar aos 21 pontos e entrar no G-6 do Brasileirão. O Bahia, por sua vez, estaciona nos 24 e perde a chance de alcançar o topo da tabela. Na quarta-feira, os paulistas enfrentam o Athletico Paranaense, na Ligga Arena, em Curitiba. Um dia depois, a equipe baiana recebe o Juventude, na Fonte Nova, em Salvador.

Com Luis Zubeldía suspenso, o auxiliar Maximiliano Cuberas foi o responsável por comandar o São Paulo à beira do gramado. O time tricolor novamente foi escalado com Ferreira aberto na ponta esquerda. A possibilidade de ter um jogador de velocidade no ataque deu mais opções de jogadas na frente e ajudou a equipe a pressionar o adversário no campo de defesa. Como o meio-campo do Bahia conta com uma série de jogadores criativos, como Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly, era importante fazer os comandados de Rogério Ceni não terem a posse de bola.

O segundo tempo começou a todo vapor. Enquanto o São Paulo ainda buscava se conectar na partida, o Bahia adotou uma postura ofensiva e chegou ao ataque com habitual rápida troca de passes. O goleiro Jandrei, que vem atuando enquanto Rafael está com a seleção brasileira, rebateu de maneira esquisita o chute de Everaldo, e Gilberto completou para o fundo das redes, aos 3 minutos, colocando os visitantes na partida.

A equipe baiana cresceu na partida e pressionou bastante o São Paulo, com Everaldo finalizando duas vezes com perigo. O torcedores são-paulinos, que mais uma vez colocaram mais de 40 mil no MorumBis, sentiram o momento ruim da equipe e começaram a apoiar da arquibancada. O empurrão deu certo e o time tricolor voltou a se impor na partida, quase ampliando em cabeçada de Calleri. Aos 19, Ferreira fez ótima jogada individual pela esquerda, deixando dois marcadores para trás, e Luciano apareceu para bater de primeira, fazendo 3 a 1.

Derrota rubro-negra

O Athletico veio até Salvador, neste domingo, 30/6, e saiu com um importante triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória, pela 14ª rodada do Brasileiro. Encerrando, assim, a sequência de quatro jogos seguidos sem ganhar na temporada. Julimar, no segundo tempo, foi o autor do gol, que eleva o Furacão para a quinta posição do torneio nacional. O Vitória ao menos não entrou na zona de rebaixamento ajudado pelos resultados de adversários diretos.

O jogo

O técnico Thiago Carpini, do Vitória, sofreu um golpe logo no início. Isso porque Osvaldo, logo aos 5′, sofreu desconforto na coxa e saiu para a entrada de Zé Hugo. No lance em questão, o Athletico criou a melhor chance de todo o primeiro tempo. Leo Godoy viu a bola sobrando na grande área e soltou uma pancada, mas Lucas Arcanjo fez uma ótima defesa.

A oportunidade de maior perigo do Vitória foi em lance sem querer, com cruzamento da direita de Matheuzinho que quase entrou direto. Léo Linck só observou a bola passar raspando o travessão.

Na etapa final, o Vitória cresceu com as mudanças. Afinal, Janderson entrou bem (de novo) e começou a aprontar no ataque dos mandantes. O goleiro Léo Linck, porém, estava atento, não cedendo às oportunidades criadas.

Aos 33′, Pablo desperdiçou grande chance do Furacão. Após confusão de Wagner Leonardo e Caio Vinícius dentro da própria área, a bola sobrou para o camisa 92, que, de carrinho, mandou para fora. Pouco depois, aos 36′, no entanto, o CAP chegou ao gol. Kaíque Rocha serviu Julimar, que chutou de direita, na saída de Arcanjo, garantindo a vitória dos visitantes em Salvador e encerrando o jejum de quatro jogos sem vitórias.

Próximos passos

O revés deixa o Vitória na 15ª posição, com 12 pontos, um a mais que o Atlético-GO, time que abre, assim, a zona de rebaixamento. O próximo compromisso do Leão é contra o Corinthians (19º), na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida é na quinta-feira (4), às 20h (de Brasília).

Enquanto isso o Furacão, que sobe para a quinta colocação, com 22 pontos, retorna à Ligga Arena, onde recebe, na quarta (3), o São Paulo (sexto), pela 14ª rodada, às 21h30 (de Brasília), em jogo de seis pontos.

Fonte: Terra – Fotos: Assessoria EC Bahia / Divulgação CA Paranaense

recentes