Foi provado na Câmara de Vereadores de Serra Preta, no Território Bacia do Jacuípe um projeto de Lei que permite o acesso das pessoas surdas ao sistema municipal de educação. O projeto de autoria do vereador Magno Souza e tem como objetivo a inclusão de surdo na Educação e assim poder aprender tanto o braile como o português. O projeto foi aprovado e segue pra ser sancionado pelo Executivo Municipal. O autor do projeto contou que após ser sancionado, serão capacitados educadores pra exercerem este trabalho.

Além dos estudantes o projeto também prevê cursos de livras com os pais de alunos surdos, permitindo uma melhor comunicação entre pais e filhos.

Em 2011 a Câmara Federal aprovou a obrigatoriedade do ensino de Libras e Braile nas escolas públicas e privadas. Conforme a proposta nacional, a educação especial é a “modalidade de educação escolar que realiza o atendimento educacional especializado, definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns oferecidos, preferencialmente, na rede regular de ensino”.

Do Bacia do Jacuípe/ Imagem de divulgação