As condições do tempo previstas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para os próximos três dias deverão ter algumas mudanças, principalmente em relação às chuvas, que deverão se concentrar na faixa centro-norte da Bahia. Em Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Com temperaturas máximas de até 32°C, aumentam as chances de ocorrer eventos de chuvas mais intensos no final da tarde e durante a noite.

Dentre as regiões em que se espera os volumes mais expressivos, estão o Recôncavo e Nordeste do Estado, onde os elevados índices de temperatura e umidade deverão contribuir para manter o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Nas regiões da Chapada Diamantina, Norte e Centro-norte do São Francisco e Oeste, também há previsão de céu encoberto e chuvoso, embora com menor intensidade. Nas demais, que inclui o Sul, Sudoeste e centro-sul do São Francisco e Oeste, o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

Mesmo com a previsão de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas se manterão elevadas na maior parte do Estado, com máximas variando entre 33°C a 35°C. Com isso, aumentam as chances de chuvas acompanhadas de trovoadas em algumas regiões, a exemplo do Recôncavo e Nordeste. Temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas áreas, principalmente nas regiões serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 16°C.

O início do outono se mantém com característica de verão, com altas temperaturas, chuvas mais intensas e aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal situação pode ser vista na previsão para os dias 31/03 e 01/04 quando estes deverão variar de 10 a 12, em todo o Estado.

As informações são do Inema | FOTO: Reprodução/Iara Fonseca/Arquivo |