Cidades pelo país têm manifestações a favor da Lava Jato neste domingo

Cidades em pelo menos 7 estados mais o Distrito Federal registraram manifestações neste domingo (26) a favor da operação Lava Jato, em ato convocado pelas redes sociais.

Com faixas, cartazes e bandeiras em verde e amarelo um grupo de aproximadamente 30 pessoas realizaram um protesto na praça Sete Coqueiros, na orla da Ponta Verde.

Um grupo de manifestantes se reuniu na orla da Barra, em Salvador. Segundo estimativa dos organizadores, 1.500 pessoas participam da mobilização. A PM informou que não vai divulgar estimativa.

A manifestação em Brasília começou por volta das 10h e alterou o trânsito no Eixo Monumental. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, o público estimado às 11h30 era de 500 pessoas. Os organizadores não deram estimativa de participantes até a última atualização desta reportagem.

O ato em Campo Grande começou por volta das 9h15, no horário local, no Obelisco. Segundo os organizadores, o ato começou com cerca de 80 pessoas, mas chegou a 400 participantes. A Polícia Militar também estima público de cerca de 400 pessoas.

Em Belo Horizonte, o protesto ocorre na Praça da Liberdade. A organização preferiu não divulgar o número de pessoas que participaram da manifestação. A Polícia Militar também não fez a contagem. A organização do evento não quis informar a estimativa de pessoas no local. A Polícia Militar informou que cerca de 500 pessoas participam do ato.

No Triângulo Mineiro, um ato contra a corrupção foi realizado em Uberaba na Praça Manoel Terra. A organização estima que 100 pessoas participam da manifestação. A Polícia Militar não divulgou estimativa, mas acompanha a manifestação. Em Uberlândia, as pessoas se concentraram na Praça Tubal Vilela.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a Polícia Militar e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) acompanham o estimam que 200 pessoas tenham participado do protesto. A organização espera que cerca de oito mil pessoas compareçam.

Manifestantes realizaram uma passeata em Belém. De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não informou a estimativa.

Debaixo de sol forte, manifestantes se reuniram na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para apoiar a operação Lava Jato, as reformas previdenciária e trabalhista e protestar contra a corrupção. A PM informou que não irá divulgar estimativa do número de participantes. De acordo com uma representante do Movimento Vem pra Rua, o público é de 2 mil pessoas mas, segundo ela, difícil de estimar porque são 3 carros de som presentes.

No interior do estado, cerca de 200 pessoas em Araçatuba, segundo a organização e a Polícia Militar, se reuniram para protestar. Em Votuporanga, os moradores também foram para a rua fazer manifestações. A organização e a Polícia Militar estimam que 500 pessoas tenham participado no protesto. Em São José do Rio Preto também houve protesto, com 800 pessoas segundo a organização e 350 segundo a PM.

Em Jundiaí, grupo se concentrou na avenida 9 de Julho. Segundo informações dos organizadores, cerca de 500 pessoas participam do ato. A PM não estimou o número de manifestantes. Em Mogi das Cruzes, manifestantes se reuníram na região central, e tanto a organização contra a Polícia Militar contabilizaram que 50 participaram do ato. Em Campinas, de acordo com a organização do movimento e a Guarda Municipal, 5 mil pessoas participaram do ato.

Fonte: G1