quarta-feira, dezembro 17, 2025

Coelba vai notificar provedores de internet após incêndio em fiação; chamas destruíram dois carros

A Neoenergia Coelba informou, por meio de nota, que irá notificar os provedores de telefonia e internet que operam na Rua Marechal Deodoro, no centro comercial de Feira de Santana, para que adotem as providências cabíveis em relação às suas fiações. Na tarde de segunda-feira (15), um incêndio em fiações se alastrou destruído dois veículos que estavam estacionados na rua.

Na nota enviada ao Acorda Cidade parceiro do Calila, a Neoenergia Coelba informou que as chamas tiveram início em caixas e fios de operadoras que atuam de forma irregular, conhecidas como “Gatonet”, e acabaram atingindo a rede elétrica da região.

Por causa da ocorrência, a distribuidora suspendeu temporariamente o fornecimento de energia na localidade para garantir a segurança da população. Equipes da empresa permanecem no local realizando os reparos necessários nos cabos elétricos danificados.

Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

De acordo com resolução conjunta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a responsabilidade pela manutenção dos cabos de telefonia e internet é das próprias operadoras, que são proprietárias dos equipamentos.

Ainda segundo a distribuidora, para reduzir os impactos causados por provedores irregulares, foi criada a Operação Gatonet. Em 2025, a ação já resultou na remoção de 72 toneladas de cabos em Feira de Santana, além de 1.614 caixas clandestinas.

Incêndio

Na tarde de segunda, a fiação de um poste na Rua Marechal Deodoro, no centro comercial de Feira de Santana, pegou fogo e incendiou dois carros, um de modelo Celta e outro Voyage. Os veículos estavam estacionados próximos ao poste. De acordo com testemunhas ouvidas pelo Acorda Cidade, o fogo começou por volta das 13h30 e os bombeiros chegaram por volta das 14h20.

Segundo uma testemunha que não quis se identificar, as chamas começaram na fiação de um poste, desceram pelos fios, e alcançaram um carro. Em seguida, o veículo que estava ao lado do primeiro carro também pegou fogo.

Uma das vítimas

Alisson Souza é consultor de vendas de uma das lojas na Marechal Deodoro e dono do Voyage, que teve perda total. Segundo Alisson, que sempre estaciona o carro por volta das 7h30 para ir trabalhar, o veículo estava com o seguro vencido.

O consultor acredita que o incêndio foi causado pela situação dos fios elétricos e dos postes da rua. “Vários postes, gambiarras, muito fio de internet, esse descaso”.

A dona do outro veículo estava no local, mas não quis dar entrevista, pois estava muito abalada com a situação.

Por Redação CN – Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

recentes