quinta-feira, maio 30, 2024

Com 13 parques, Bom Jesus da Lapa na Bahia lidera produção de energia solar

Com 13 parques solares fotovoltaicos funcionando no município, incluindo um dos maiores do Brasil, e com previsão de instalação de mais 48 durante o ano de 2023, Bom Jesus da Lapa lidera produção de energia solar na Bahia. A informação foi divulgada pelo secretário de meio ambiente, Lúcio Flávio, na última semana durante a abertura do Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil.

“Bom Jesus da Lapa hoje, dos 147 municípios da Bahia, é o maior produtor de energia solar – só para se ter uma ideia, nós temos 48 parques que estão previstos esse ano serem instalados em Bom Jesus da Lapa. Enquanto nós temos o problema de água no semi-arido, de luz nós temos 14 horas por dia e os raios solares, tudo pra dá certo. A eficiência está bem acima de outras regiões, inclusive do Piauí”, disse Lúcio.

Situada na margem do rio São Francisco, no Oeste da Bahia, há 777 km de Salvador, a cidade de Bom Jesus da Lapa tem 74 mil habitantes e uma característica única: mais de 12 horas diárias de sol e temperatura que sempre beira os 35 graus Celsius. Na parte técnica, o que pouca gente conhece, é a latitude de Bom Jesus da Lapa, associada a irradiação solar que permite empreendimentos de energias renováveis com um maior aproveitamento das placas fotovoltaicas em relação a outras regiões do nordeste e do Brasil, com melhor radiação.

recentes