O município de Ipirá enfrenta um quadro desafiador quando o assunto é emprego formal. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados em novembro, revelam que apesar de uma população de 56.873 habitantes, apenas 5.009 possuem carteira assinada, representando magros 8,8% da população.
Nos últimos 12 meses, o saldo de admissões e desligamentos ficou negativo em -325, indicando tendência de mais pessoas deixando o mercado de trabalho formal do que conseguindo novas oportunidades. Essa dinâmica impõe desafios significativos para a estabilidade econômica e social da comunidade ipiraense.
A perspectiva de agravamento desse cenário ganha força com a recente confirmação do fechamento da fábrica Paquetá Calçados, anunciado nesta quinta-feira (14). Com o encerramento das atividades da fábrica, a cidade enfrenta o desafio de absorver os cerca de mil trabalhadores afetados diretamente e lidar com o aumento no número de desempregados.
A empresa funciona em uma planta industrial cedida pelo estado nas margens da BA-052. Há a expectativa pelo aproveitamento dos galpões para instalação de outra indústria. Entretanto, ainda não há nenhuma confirmação a respeito.
As informações são do Ipirá Notícias com imagem da Agência Rossi