Dois mil funcionários de empresas terceirizadas paralisaram as atividades
O oitavo dia de paralisação de funcionários de empresas terceirizadas da BYD, em Camaçari, foi marcado por confusão entre policiais e manifestantes. Segundo os operários, os militares reagiram com bombas de gás lacrimogêneo durante o protesto.
Um vídeo na redes sociais mostra o momento em que policiais militares avançam sobre os manifestantes, utilizando escudos e cassetetes. Os operários relataram que as bombas de efeito moral foram utilizadas quando os trabalhadores bloqueavam a entrada da fábrica para impedir que os ônibus entrassem.
Em nota, a Polícia Militar confirmou que equipes do 12º Batalhão acompanharam a manifestação realizada nas imediações do complexo industrial de Camaçari. A corporação afirma que manifestantes avançaram em direção aos policiais, que reagiram.
“Conforme previsto nos protocolos operacionais e diante da existência de decisão judicial determinando a manutenção do fluxo viário e de pessoas, policiais militares estabeleceram diálogo com os manifestantes visando à desobstrução da via. Durante a negociação, parte do grupo tentou avançar em direção à área de acesso controlado do empreendimento, ocasionando risco à segurança patrimonial e das pessoas no local“, afirma a PM (veja a nota completa abaixo). Um policial ficou ferido na ação, mas passa bem.
Manifestação
Aproximadamente 2 mil trabalhadores paralisam as obras da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, desde terça-feira (2). Os funcionários prestam serviços para ao menos seis empresas terceirizadas para a construção da fábrica. Entre as reivindicações estão melhores condições de trabalho, como ampliação do refeitório, reforço no transporte de funcionários e aumento da quantidade de banheiros.
As atividades serão retomadas na quarta-feira,10, conforme apurou a reportagem. A BYD não se manifestou oficialmente sobre os protestos.
Na segunda-feira, 8, ao menos três operários de uma das empresas afirmaram ter recebido comunicados de demissão por justa causa via aplicativo de mensagens, após denúncias de condições inadequadas de trabalho na obra da fábrica da BYD em Camaçari.
Bahia On – Foto: Reprodução
















