sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Congresso devolve coordenação de inteligência a militares, e Governo vê recado a Rui Costa

A mudança de última hora no relatório da medida provisória da reorganização da Esplanada dos Ministérios que devolve ao Gabinete de Segurança Institucional a responsabilidade de “coordenar as atividades de inteligência federal” foi vista dentro do Palácio do Planalto como um recado dos parlamentares ao governo, especificamente contra o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Além de atrapalhar os planos da pasta, que queria a manutenção dessa competência em sua estrutura, assessores de Lula no Planalto dizem que a alteração no texto ainda vai ter o efeito colateral de provocar uma série de ruídos na organização da inteligência do Estado. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Nesta quarta-feira (24), uma comissão especial do Congresso Nacional aprovou a MP que altera a estrutura do governo com a criação de ministérios e definição de novas atribuições para as pastas. O texto votado trouxe também o esvaziamento das responsabilidades do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva.

Metro1

recentes