Jessika de Oliveira é uma jovem escritora, natural de Baixa Grande que atua na literatura desde 2013 quando ingressou no curso de letras, na Universidade Federal da Bahia, na capital baiana. Jessika participou de projetos de pesquisas voltados para a leitura como o “Permanecer com a escrita” – 2013, a partir daí iniciou seus movimentos com palestras e promoções de discussões raciais dentro e fora da universidade.
Jessika foi a primeira mulher a ocupar e logo depois residir oficialmente na I Residência Universitária Masculina da UFBA (R1) em 2013, sendo uma das pioneiras na luta pela abertura de vagas femininas na república.
Jessika também desenvolve projetos antirracistas, tais como:
O projeto Negra Sou, uma organização de mulheres negras na cidade de Baixa Grande, interior da Bahia, que visa através das discussões raciais a valorização e ressignificação da identidade negra de mulheres.
O Clube de Leitura Preta, um grupo de estudos literários focados em autores negros brasileiros, em uma escola quilombola na cidade de Jequié.
Atua também como palestrante na educação com foco nas discussões de raça, gênero e classe.
Em 2022, Jessika foi uma das autoras convidadas para o circuito Geração Flica, onde participou de uma mesa com Ludmila Singa, Suelen Massena e a apresentadora Valbenvindo. Também na Flica, ela lançou de forma independente seu primeiro livro de contos – Festa de Aniversário. Esse livro reúne seis contos, incluindo o conto mais conhecido da autora que também inspirou o título do livro. As narrativas são protagonizadas por personagens negras que denunciam suas lutas, dores, amores, luto, coragem, fé e ressignificação.
Também em 2022, Jessika participou da Antologia Insubordinadas Escritoras do Médio Rio de Contas, projeto literário vencedor do prêmio cultura na palma da mão, financiado pelo Governo do Estado da Bahia.
Em 2019, teve o seu conto “Festa de Aniversário” publicado na antologia “Conte-me um Conto”, após ser selecionada no Concurso nacional de Novos Escritores.
Em 2020- 2021, teve um conto e dois poemas publicados na Antologia Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral, fazendo com que sua escrita chegasse a nível internacional.
Contato: https://www.instagram.com/soujessikadeoliveira/
Caboronga Notícias com informações e foto de Jessika