domingo, abril 21, 2024

Consórcio chinês consegue empréstimo de R$ 3 bi para dar início as obras da Ponte Salvador-Itaparica

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou que o consórcio chinês composto pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD), está próximo de receber um empréstimo que pode dar o ponta pé nas obras para a construção da ponte Salvador-Itaparica.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (29), o petista disse que o valor pode dar início a dragagem e a sondagem da ponte ainda nesse ano e que a viagem à China, marcada para a noite de hoje, deve destravar os impasses em torno do equipamento.

“Entre ontem e hoje foi publicado um empréstimo de R$ 3 bilhões do Banco do Nordeste para o consórcio. Nós estamos fazendo a captação de recurso, junto com o Banco do Nordeste, com o BNDES e inclusive com um banco chinês. A nossa expectativa é ir à China, sensibilizar dialogar, debater, porque nós temos boas condições de ainda esse ano iniciar a sondagem e a dragagem da ponte”, disse Jerônimo em coletiva.

Na ocasião, o governador ainda citou a possibilidade de se encontrar com a ex-presidente Dilma Roussef, que assumiu o comando do Banco dos Brics nesta semana. Ele deu a entender que pode buscar ajuda da instituição financeira dos países emergentes para financiar o projeto na Baía de Todos-os-Santos.

“Nós tínhamos uma agenda com ela e com Lula, mas como Lula não pôde ir nessa semana, toda a agenda caiu. Se a presidenta Dilma, que fez campanha com a gente, estiver nas condições de nos receber a gente aguarda, mas o contato com ela tem sido constante”, afirmou.

Bahia Notícias

recentes